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A Ford Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do mercado brasileiro, chega à linha 2025 ainda mais completa e refinada, com atributos que a destacam como um veículo único e diferenciado na categoria. Além de novidades no design, na tecnologia e segurança, ela vem com tração AWD e um novo conjunto elétrico para entregar um desempenho ainda melhor, com excepcional eficiência e autonomia de mais de 800 km.

Conhecida por unir a robustez e versatilidade das picapes Ford com a dirigibilidade e conforto de um SUV, a Maverick vem conquistando espaço no mercado. As novas versões Lariat Black e Tremor, lançadas em maio, tiveram ótima aceitação e as vendas da linha cresceram mais de 200% no terceiro trimestre.

A nova Maverick Hybrid vem para completar a família e ampliar esse sucesso. Entre os novos equipamentos, ela traz rodas de 19”, capota marítima, teto solar elétrico, painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 13,2”, som premium da B&O, câmeras 360° e assistente de reboque Pro Trailer.

Ganhou também novos itens de segurança: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

Oferecida pelo mesmo preço da versão Tremor – R$ 239.900 –, a nova Maverick Hybrid 2025 reforça a estratégia da Ford de dar poder de escolha aos clientes com diferentes motorizações e estilos.

“A nova Maverick Hybrid foi projetada para oferecer uma experiência completa ao usuário, unindo o melhor em capacidade, tecnologia, equipamentos e eficiência”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “É uma picape moderna, robusta e verdadeiramente versátil, que entrega também diversão ao dirigir e um padrão inigualável de conforto no uso diário.”

Estilo atemporal

A Maverick Hybrid está mais moderna e bonita, com mudanças que melhoram também a experiência de dirigir e eficiência. Além de novo para-choque dianteiro, faróis de LED em formato C e grade dianteira com fechamento ativo e detalhes cromados, vem com rodas exclusivas de 19” e capota marítima.

A oferta de cores segue a mesma proposta, incluindo as novas Vermelho Vermont, Verde Fuji, Azul Indianápolis e Branco Space, além de Branco Ártico, Branco Itaúnas, Preto Astúrias, Cinza Torres e Cinza Glasgow.

“O design da Maverick Hybrid atrai o olhar não só porque é mais moderno e atemporal, mas também pela versatilidade de uso”, diz Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

As cores claras do interior, combinando azul e bege e o nome Maverick estampado nos bancos, criam um ambiente amplo e acolhedor, com teto solar elétrico. São novos também o painel de instrumentos de 8” e a central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2”, GPS embarcado e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A experiência de uso das telas, com informações úteis, interativas e lúdicas, reforça a sensação de modernidade.

A cabine oferece soluções inteligentes de aproveitamento de espaço para acomodar diferentes objetos, como laptop, celular, equipamentos e um exclusivo compartimento de 56 litros sob o banco traseiro, desenvolvidas em clínicas com os consumidores.

Motor elétrico e tração AWD

O novo motor elétrico da Maverick Hybrid tem 140 kW de potência e torque instantâneo de 320 Nm, 35% maior que o do modelo anterior. Ele incorpora também um gerador mais forte, de 93 kW, e atua junto com o motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, com potência de 162 cv (@ 5.600 rpm) e torque de 210 Nm (@4.000 rpm), para entregar uma potência combinada de 194 cv.

O torque oficial, porém, considera apenas o valor nominal do motor a combustão (210 Nm). Isso se deve à arquitetura única da nova transmissão eCVT, do tipo Power-Split, que varia o torque final conforme a velocidade, aceleração e outros fatores. Ela gerencia de forma inteligente a entrega de potência dos motores a combustão e elétrico para entregar máxima eficiência.

Outra grande novidade da Maverick Hybrid é a tração AWD inteligente, que distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda. Ela aumenta a segurança e estabilidade da picape, principalmente em pisos molhados, estradas de terra e com baixa aderência. A relação final do diferencial encurtada para 3,37:1 (antes 2,91:1), com calibração específica para o Brasil, também melhora a agilidade e a resposta em acelerações.

“A tração AWD da Maverick Hybrid aumenta o controle e a agilidade. Você sente isso nas arrancadas e saídas de curvas, com mais estabilidade e menor tendência ao subesterço, e situações como subidas íngremes com piso molhado, onde é comum o patinamento das rodas”, diz Ariane Campos.

Bateria de íons de lítio

A bateria de tração de íons de lítio da Maverick Hybrid, com capacidade de 1,1 kWh e alta densidade de energia, conta com tecnologia avançada para otimizar o desempenho e a durabilidade. Além de altas taxas de carga e descarga para acelerações rápidas e recuperação mais eficiente nas frenagens, ela tem um formato compacto e leve que favorece o aproveitamento do espaço e a distribuição de peso do veículo.

Outro diferencial da bateria é o sistema de arrefecimento líquido, que mantém a temperatura ideal de operação em diversas condições de clima e uso e prolonga sua vida útil. As frenagens são a principal forma de regeneração da bateria, que pode ser intensificada com o modo de condução L (Low). Há também o assistente de regeneração em rampa (Hybrid Grade Assist), que aciona automaticamente o freio-motor em descidas para controlar a velocidade e recarregar a bateria.

Dirigibilidade

Mesmo com peso 129 kg maior (1.829 kg), a nova Maverick Hybrid entrega um desempenho ainda melhor, graças aos aprimoramentos do trem de força. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos – 0,7 segundo mais rápido que o modelo anterior. E continua a oferecer a maior autonomia da categoria, com consumo de 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

No painel, um novo instrutor de veículo elétrico mostra o uso instantâneo do motor elétrico, do sistema híbrido e recarregamento para orientar o motorista a obter o melhor rendimento.

“O motorista da Maverick Hybrid não precisa se preocupar em selecionar o motor a combustão ou elétrico. O sistema aciona automaticamente cada motor, ou ambos, para garantir maior eficiência”, explica Ariane. “Essa combinação é feita conforme a demanda de potência e modo de dirigir, considerando fatores como aceleração, temperatura do motor, inclinação da estrada, uso do ar-condicionado e carga do veículo.”

Em condições normais de rodagem, como asfalto seco e velocidade de cruzeiro, a picape opera predominantemente com a tração dianteira para economizar combustível. Em situações de baixa aderência ou aceleração forte – monitoradas por sensores nas rodas, posição do acelerador, ângulo do volante e outros parâmetros –, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma instantânea e variável. Essa atuação, feita em milissegundos, é imperceptível para o motorista.

A picape conta também com cinco modos de condução – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar – que ajustam parâmetros como a resposta do acelerador, atuação do controle de estabilidade e tração, gerenciamento da transmissão e do sistema híbrido para entregar o melhor desempenho em cada situação.

Suspensão independente

Como as versões Lariat Black e Tremor, a Maverick Hybrid tem suspensão independente, do tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira, com uma arquitetura robusta que eleva a um novo patamar a dirigibilidade, o conforto e a segurança. Os amortecedores com batente hidráulico (HRS – Hydraulic Rebound Stop) também contribuem para uma rodagem suave e refinada.

“A arquitetura multilink permite um controle mais preciso da geometria da roda durante todo o curso da suspensão e mantém o pneu em contato com o asfalto mesmo em curvas fortes, com maior aderência e estabilidade”, diz a executiva da Ford.

A Maverick Hybrid tem os mesmos ângulos de entrada (20,6°), saída (20,4°), transposição de rampa (16,0°), altura livre do solo (204 mm) e capacidade de imersão (450 mm) da versão Lariat Black. As rodas de liga leve de 19 polegadas vêm com pneus 225/60 R19 All-Season, de uso urbano. A direção elétrica precisa, com diâmetro de giro de 12,2 metros, transmite confiança nas manobras.

Versatilidade de uso

A caçamba da Maverick oferece capacidade de 943 litros, ou 584 kg, e flexibilidade para transportar diferentes objetos, com capota marítima de série. Seu sistema “Flexbed” com oito pontos de fixação, encaixes para divisórias, nichos com tampa, iluminação e pré-fiação elétrica de 12 V atende diferentes necessidades. Ela tem também acabamento spray-in, resistente e de fácil limpeza, e tampa com ajustes variáveis para transportar itens maiores, como motos ou pallets.

“A caçamba da Maverick é resultado de um trabalho extenso de engenharia para oferecer um aproveitamento versátil, pois sabemos que cada cliente tem estilos de vida e necessidades diferentes”, diz Ariane Campos. “A altura mais baixa do piso é outra vantagem que facilita seu uso no dia a dia.”

A Maverick Hybrid tem ainda capacidade de rebocar 455 kg e conta com o novo assistente Pro Trailer para auxiliar no engate e manobras. Ele opera com a câmera traseira, dois radares nos cantos e algoritmos de “machine learning” para alinhar automaticamente o acoplamento do trailer, controlando a velocidade, a direção e o freio do veículo.

Segurança e garantia

Como toda picape Ford, a Maverick Hybrid oferece alto padrão de robustez e segurança. Entre as novidades, ela agora vem com: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

É equipada ainda com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, incluindo em marcha a ré, frenagem pós-colisão, assistente de partida em rampa, farol alto automático, alerta de colisão frontal e sete airbags.

A picape conta com garantia de três anos, e de oito anos para a bateria de alta voltagem e componentes elétricos do sistema híbrido. A sua manutenção é feita pelo sistema de Revisão Inteligente, baseada no monitoramento inteligente de vida do óleo, que avisa quando é necessário fazer a troca, a cada 16.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. As três primeiras revisões custam R$ 915, R$ 402 e 1.300, respectivamente, e podem ser parceladas em quatro vezes.

Experiências conectadas

O modem embarcado de conectividade da Maverick permite vários comandos remotos com o novo aplicativo Ford, como travamento e destravamento, partida remota com ativação do ar-condicionado, localização e informações do odômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor, autonomia e pressão dos pneus. Ela tem ainda uma arquitetura elétrica em rede exclusiva que permite atualizações over-the-air de mais de 20 módulos de segurança e performance.

A Ford também oferece ao cliente da Maverick um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas, que incluem o agendamento de serviços online, Serviço Leva e Traz, Guia 360, Acompanhamento Preventivo Inteligente e Ford Concierge, com especialistas para auxiliar na assistência do veículo.

 

 

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