ampliar

A Renault anunciou no começo de outubro que deu início à produção do Boreal, seu mais recente SUV global, no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, e escolheu a bateria Heliar, da Clarios, para garantir o pleno funcionamento de toda a tecnologia embarcada no veículo.

O Renault Boreal sai de fábrica com uma Heliar que conta com a tecnologia EFB GEN I. De acordo com Adriano Stefanini, diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, a bateria foi desenvolvida para atender a alta demanda elétrica do veículo, assegurando partidas rápidas e confiáveis.

Com capacidade de 60Ah e corrente de partida de 500A (CCA - Cold Cranking Amps), a bateria original de fábrica fornece energia estável para os mais de 24 sistemas de assistência ao condutor presentes no Renault Boreal, o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services e o sofisticado sistema de áudio Harman Kardon.

A escolha reforça a confiança em uma parceria já consolidada. A Clarios, fabricante das baterias Heliar, é líder absoluta no mercado brasileiro, presente em 2 de cada 3 veículos produzidos no país — incluindo automóveis, veículos pesados e motocicletas.

Adriano Stefanini frisa que a tecnologia EFB oferece aceitação de carga aprimorada e maior durabilidade. “A bateria EFB utiliza a tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios, que garante maior estabilidade dimensional, menor risco de curto-circuito, redução de peso e melhor eficiência energética”, explica. O diretor também destaca que a solução contribui para melhorias ambientais, redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

A robustez da bateria é respaldada pela escala e expertise global da Clarios, que abastece mais de 100 países com vendas anuais de aproximadamente 150 milhões de unidades. No Brasil, a companhia mantém sua planta em Sorocaba (SP), onde emprega mais de 1.200 colaboradores e fabrica baterias automotivas, para motos, veículos pesados e estacionárias.

Segundo a fabricante, o Renault Boreal é um pilar central do Renault Brand International Game Plan 2024-2027. A planta localizada na região metropolitana de Curitiba vai produzir o veículo para 17 países latino-americanos. O lançamento do Boreal acontece ainda em 2025 no Brasil, seguido pelo restante da América Latina, Turquia e outros mercados, a partir de 2026.

A Renault aponta que o novo SUV se diferencia pelo design imponente, interior tecnológico com painel duplo horizontal openR e arquitetura elétrica de última geração, que permite a integração de sistemas avançados. O Boreal tem motor 1.3 turbo flex TCe com 270 Nm de torque combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem úmida com seis marchas.

“Com a Heliar como parceira estratégica, a Renault assegura que a experiência high-tech do Boreal seja sustentada por componentes de altíssima confiabilidade, reforçando o cuidado da marca com cada detalhe do veículo e a sinergia com líderes de mercado em seus respectivos segmentos”, avalia Adriano Stefanini.